A EDUCAÇÃO


       
  Nesses tempos tão corruptos em que até pessoas do meio da educação se comportam como se o que você faz pela educação fosse um comportamento utópico, para não dizer imbecil, é necessário que se reflita.  sobre o quê? talvez nós não saibamos, visto o caos que nos assola por todos os lados. Mas temos que pensar, pois, a qualquer momento, uma luz pode se acender.
          A educação até pode ser uma escolha, mas ela exige vocação. Professores lutam diariamente contra o sistema e contra o senso comum para defenderem a educação das pessoas que necessitam do emburrecimento geral para se perpetuarem em seus lugares de poder. Temos que enfrentar o descaso do governo com professores e escolas, temos que enfrentar a própria sociedade que não acredita na razão da escola, temos que lidar com gestores que tomam decisões a partir de percepções unilaterais e tentam marginalizar quem questiona determinações infundadas, temos que ter paciência com colegas já desacreditados de sua importância, temos que criar barreiras de contenção para que a violência, as drogas e o descrédito no futuro não invadam a escola, temos que desenvolver mecanismos de criatividade em meio ao sucateamento e, pior, temos que lidar com políticos e políticas porcas que panfleteiam mentirosamente os "investimentos" em educação que fizeram em sua última gestão.
          É! está cada vez mais difícil ser professor! De fato não é para qualquer um. Há que se ter genorosidade para fazer tudo o que deve ser feito tendo consciência de que não haverá nenhum reconhecimento. Parafraseando Darcy Ribeiro, é melhor ser um derrotado que luta pela educação do que estar no lugar dos que me vencem. Prefiro continuar olhando no fundo do olho do meu aluno e dizer para mim mesmo - "esta é a chance que eu tenho - todos os dias - de mudar o mundo".